+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Agricultura no rio grande do norte

1

A agricultura no rio grande do norte é uma das fontes de renda do estado. A produção se divide, basicamente, em grãos de sequeiros e fruticultura.

As consequências do excesso de chuvas e as estiagens no estado do RN.
Nem sempre a produção é positiva, sabe por quê?

No ano de 2012, por exemplo, o excesso de chuvas e em outros momentos de estiagens, fizeram com que o rendimento das safras caísse, principalmente a produção de grãos. O estado potiguar considerou que a produção de grãos como algodão, feijão vermelho, feijão macassar, gergelim, milho, etc. fosse apenas para subsistência, pois a colheita regular era inferior à demanda que o estado de Rio Grande do Norte tinha para consumo.

E os destaques da agricultura do RN, quais são?

Agricultura no rio grande do norte
Agricultura no rio grande do norte

Bom, no mesmo ano, 2012, a agricultura no rio grande do norte se destacou pelo cultivo de caju. Nesta safra foi produzido 41 toneladas de castanha-de-caju/ano, ficando entre os cinco estados do país que mais produziram esse grão. Em 2017, o RN foi considerado o segundo maior produtor de castanha de caju, com o município de Serra do Mel como destaque.

Outras atividades agrícolas da agricultura no rio grande do norte em 2012 foi a mandioca e a cana de açúcar. O estado produziu em média 2.500,0 mil toneladas de cana-de-açucar, que foram destinadas a produção de açúcar e álcool. A produção da cana-de-açucar foi uma das que mais gerou renda e emprego na agricultura, e foi muito importante para a economia do estado.
Aumento da produção e destaques da agricultura no rio grande do norte.

Mais recentemente, em 2017, a produção agrícola do RN cresceu 10,9%. Sabe qual produto liderou a lista dos mais exportados do estado?
Segundo a jornal Mossoró Hoje, o melão continua sendo o produto agrícola mais exportado do estado, representando 57,58% das exportações de produtos agrícolas do RN.

O RN continua sendo a estado que mais produz melão no país, com 338.665 toneladas. Os principais municípios produtores dessa fruta são Mossoró, Tibau e Apodi.

Neste ano, outros produtos também aumentaram a produção, como a melancia, a cana-de-açúcar, a banana, a abacaxi, a mandioca, a batata doce, o coco-da-baía, o maracujá, a castanha, a manga, dentre outros. Esses foram produtos produzidos em lavouras temporárias e permanentes com maior contribuição para o valor da produção. A abóbora, a pimenta e o coco verde superaram as expectativas da produção do estado no ano de 2017, também.

Agricultura no rio grande do norte
Agricultura no rio grande do norte

Conforme a Tribuna do Norte, a produção do RN agrícola aumentou em 2017 em relação a 2016. Segundo este órgão, “o valor da produção agrícola potiguar, em 2017, foi de R$ 1.410.504.000, superior em (11,47%) o valor da produção do ano de 2016 R$ 1.265.355.000”.

A produção da fruticultura tem ganhado destaque ao longo do tempo pelo fato de haver investimentos no setor de produção, como por exemplo, o processo de irrigação com avançadas tecnologias, o que acarreta no aumento significativo da produção do estado.

Esse aumento da produtividade fortalece as exportações do estado. A maioria das exportações feitas pelo RN são especialmente para a Europa. Vamos a alguns dados de exportação desses produtos da agricultura no rio grande do norte: A castanha de caju representa 13% da exportação do estado de RN, e as frutas secas 29%. Os açucares correspondem a 7% da exportação do estado.

Em resumo:

Agricultura no rio grande do norte
Agricultura no rio grande do norte

Para resumir o que aprendemos até aqui:

  • A agricultura no rio grande do norte é muito diversificada e se destaca com a produção e exportação de alguns produtos;
  • As técnicas agrícolas vêm evoluindo gradativamente ao longo dos anos, o que acarreta a um aumento significativo na produção agrícola da região;

Quero conhecer mais sobre a Agricultura no rio grande do norte!

Se você gostou de aprender um pouco sobre a agricultura do Rio Grande do norte, não perca a oportunidade de ler também nosso artigo sobre: Empregos formais no rio grande do norte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.