+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Agente penitenciário RN

0

Quer ser um Agente penitenciário RN? Falar em cadeia no Rio Grande do Norte é pensar em presídios superlotados, fugas constantes, insegurança. Mas, o sistema prisional potiguar não é só caos. Ele também é feito de pessoas que trabalham sob risco e tensão constantes: os agentes penitenciários profissionais que antes de tudo são humanos.

Agente penitenciário RN
Agente penitenciário RN

Esses profissionais que arriscam suas vidas todos os dias para manter a ordem e a paz dentro dos presídios do Rio Grande do Norte, hoje vamos falar um pouco sobre eles, este artigo vai ser dedicado inteiramente a informar como é um pouco do dia a dia de quem lida com esse tipo de trabalho.

Trabalhar cercado por criminosos, alguns deles considerados os mais perigosos do estado, não é tarefa das mais fáceis. Essa é a realidade da maioria dos agentes penitenciários que trabalham no Rio Grande do Norte. É assim todos os dias. A reportagem também mostra que estes profissionais são pais, filho, mães… enfim… são pessoas com histórias além da farda.

Como se tornar um agente penitenciário RN?

Para ser agente penitenciário, é preciso fazer concurso público. Depois de aprovado, o candidato passa por um curso de preparação. No começo deste ano, o estatuto da categoria foi regulamentado. A partir de agora, só pode se tornar agente quem tiver ensino superior completo. No RN, o salário inicial é de R$ 3.153. Atualmente, o estado possui 900 agentes efetivos para 7.700 detentos.

É perigoso exercer essa função?

“Antes do massacre de Alcaçuz, as facções eram separadas por pavilhão. Hoje em dia, tentamos ignorar a existência delas, mas a gente sabe que elas existem. A gente tenta fracionar e dividir por alas, para evitar outras chacinas ou derramamento de sangue”.

Agente penitenciário RN
Agente penitenciário RN

O relato acima é do agente penitenciário Jucélio Álvares, que há 8 anos atua no sistema prisional potiguar. Atualmente, ele trabalha em um Centro de Detenção Provisória da Grande Natal, onde mais de 100 detentos aguardam julgamento.

As pessoas esquecem que um agente penitenciário tem familia e precisa garantir a segurança deles, já ocorreram alguns casos de presos que quando conseguiram a liberdade caçaram e mataram agentes que tomaram conta deles, e até mesmo foram atrás de familiares para executar.

Facções que dominam os presídios RN

A relatos anônimos de que em determinado momento, essas facções criminosas começaram a ter relevância e interferir mais intensamente na segurança pública. Segundo ele, as facções existem no RN há bastante tempo, “mas foi nos últimos quatro ou cinco anos que percebemos um alavancamento, que os presos se organizaram melhor, mais doutrinados, com códigos para a conduta deles”.

“As ações deles, relacionadas e focadas no crime, são muito mais rápidas, mais radicais, mais audaciosas, quer seja dentro das unidades prisionais ou nas ruas. Um exemplo desses códigos é a tomada de territórios fora e dentro dos presídios, bairros que pertencem à facção A ou B, divisão de pavilhões e alas”

Relatos de agente penitenciários

Um agente penitenciário que viu seu amigo morrer na sua frente lembrou que no Brasil agentes penitenciários são mortos por exercerem suas funções públicas. E isso, segundo ele, exige muitos cuidados. “Ser agente penitenciário é algo muito complexo, algo muito espinhoso”, disse ele.

Agente penitenciário RN
Agente penitenciário RN

“Temos que escolher onde morar, prestar a atenção em quem são os vizinhos, não tomar o mesmo caminho para o trabalho, para o supermercado, para ir deixar os filhos na escola. Toda a vida é notoriamente mudada”.

Ainda de acordo com a opinião do agente, trabalhar no sistema prisional é algo que ainda está longe dos anseios da população. “Todo mundo tem um sonho na vida. Quero ser policial, quero ser médico, quero ser piloto. Mas, ninguém sonha em ser agente penitenciário. Vivemos em um limbo. Usamos colete, temos arma, andamos de viatura com giroflex, mas não somos polícia. A figura de agente penitenciário é quase uma figura desfocada. É uma atividade extremamente espinhosa, extremamente complexa”, reafirmou.

Agente penitenciário RN e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como ser um Agente penitenciário RN e quer continuar aprendendo sobre profissões, concursos e comodidades no RN, aproveite para ler nosso artigo sobre: Pureza RN.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.