+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Agendamento carteira de trabalho RN

0

Hoje vamos falar sobre agendamento carteira de trabalho RN, um importante serviço prestado os moradores potiguares estão em busca de fazer a sua carteira de trabalho.

Todos aqueles que estão em busca de um  emprego precisam, antes de tudo, fazer a sua carteira de trabalho, um documento obrigatório em nosso país,  além de ser um direito de todo cidadão.

Só que para poder fazer este documento tão importante, em conformidade com as diretrizes do Ministério do Trabalho, é preciso  fazer o agendamento  carteira de trabalho RN.

Então se você está em  Natal Rio Grande do Norte, acompanhe esse post, pois vamos explicar melhor como funciona a seguir.

Agendamento carteira de trabalho RN: faça a sua!

A Carteira de Trabalho e Previdência Social, que era originalmente conhecida como Carteira Profissional, e assim chamada durante muitos anos, é um documento obrigatório para quem venha a prestar algum tipo de serviço profissional no Brasil.

Agendamento carteira de trabalho RN
Imagem ilustrativa. Foto: Flickr.com/Agência Brasilia.

Esse é um documento muito importante na medida em que é o único a reproduzir comprovar dados sobre a vida laboral do trabalhador, que posteriormente vão servir para a concessão de benefícios como aposentadoria.

Os dados registrados em uma carteira de trabalho e Previdência Social são fundamentais, precisam estar corretos para assegurar o trabalhador a garantia de seus direitos  trabalhistas.

E se você não sabe como fazer agendamento carteira de trabalho RN, não se preocupe, fique com a gente  que vamos te explicar melhor a seguir.

Agendamento carteira de trabalho RN – origem e importância da carteira profissional

Antes de falarmos para você sobre o agendamento carteira de trabalho RN, vamos te explicar um pouquinho sobre as origens históricas e a importância deste documento.

Imagem ilustrativa. Foto: Marcello Casal Jr/ABr na Wikipedia.

A Carteira de Trabalho foi Instituída pelo decreto nº 21.175, de 21 de março de 1932, e posteriormente regulamentada pelo decreto 22.035, de 29 de outubro de 1932.

Este documento garante que o cidadão tenha acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Programa de Integração Social (PIS).

Foi no ano de 1934, que o governo do então presidente Getúlio Vargas tornou a carteira de trabalho obrigatória para fins de consolidação dos direitos trabalhistas.

A carteira de trabalho brasileira teve sua criação inspirada na Carta del Lavoro, criada por Benito Mussolini em 1927.

Desde então a carteira de trabalho e Previdência Social tem sido documento obrigatório para sobre os trabalhador e trabalhadora brasileira.

Já no ano de 2018,  com o objetivo de modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador, o Ministério do Trabalho (MTb) lançou a  carteira de trabalho digital. 

Esta nova ferramenta é uma extensão da carteira de trabalho impressa, e está disponível para os cidadãos através de um Aplicativo para celular nas versões iOS e Android

Por que fazer agendamento carteira de trabalho RN?

Você precisa fazer o agendamento para  conseguir fazer a sua carteira de trabalho pois esse documento já emitido mediante o comparecimento dos cidadãos nas dependências públicas no dia e horário agendado.

Como fazer o agendamento carteira de trabalho RN?

O agendamento é feito online e nós vamos te explicar melhor como proceder para fazer o seu a seguir.

Agendamento carteira de trabalho RN –  o que você precisa saber

O agendamento carteira de trabalho RN pode ser feito de forma totalmente online, e o procedimento é o mesmo para qualquer pessoa em qualquer lugar do Brasil.

Imagem ilustrativa. Foto: Wikipedia.

O que vai mudar é a dependência na qual você terá de comparecer para fazer a carteira de trabalho, será uma repartição pública na cidade onde você mora ou caso você mora em um município muito pequeno na cidade mais próxima a você.

Se você está em Natal RN ou qualquer cidade do Rio Grande do Norte quer fazer na sua carteira profissional o primeiro passo é acessar o endereço agendamento carteira de trabalho RN.

Entre com as informações solicitadas referente a estado e município, e no tipo de serviço solicitado marque a opção emissão de carteira de trabalho brasileiro.

Você verá que no Estado do Rio Grande do Norte existem outras cidades, além de Natal RN, na  qual você pode comparecer para ser atendido para emissão do seu documento.

Primeiro você vai selecionar a dependência  pública que faz a carteira de trabalho mais próximo a sua casa, e em seguida você deve escolher o dia no qual quer ser atendido.

Caso não haja o horário disponível no dia em que você escolher,  reforma até a página de escolha da agência e selecione uma nova data.

Depois escolha o horário que for melhor para você dentro das opções disponíveis que o site lhe apresentará.

No dia da  sua emissão da carteira de trabalho  basta comparecer na dependência pública munido dos documentos necessários e na hora marcada.

Não se atrase!

E quais os municípios que ainda não são cobertos com  agendamento online do Ministério do Trabalho e Emprego,  é só ligar na Central Alô Trabalho, no número 158 e o seu  agendamento para fazer carteira de trabalho pode ser feito todo pelo telefone.

Depois é só comparecer na dependência pública onde você estiver adiantado e levar também os documentos necessários.

Quais pessoas podem  fazer o agendamento carteira de trabalho RN?

Qualquer cidadão brasileiro pode ter na sua carteira de trabalho, desde que se encaixe nos seguintes requisitos abaixo:

  1. Indivíduos com 14 anos ou mais;
  2. Brasileiros natos;
  3. Brasileiros naturalizados;
  4. Estrangeiros por meio da Carteira de Trabalho para Estrangeiros.

Quais são as opções disponíveis para quem faz o agendamento carteira de trabalho RN?

A carteira de trabalho é um documento que pode ser emitido nas seguintes dependências públicas:

  1. Sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego;
  2. Sede da Gerência Regional do Trabalho;
  3. Postos de atendimento ao trabalhador (PAT) dos municípios.

Quais documentos são necessários para fazer a Carteira de trabalho Natal RN?

Sendo a sua primeira carteira de trabalho você vai precisar levar os seguintes documentos:

  1. Comprovante de residência com CEP;
  2. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  3. Comprovação do estado civil;
  4. Carteira de Identidade, CNH ou outro documento que contenha nome, data de nascimento, filiação;
  5. Foto 3×4 com fundo branco e recente;
  6. Número do PIS.

Quais documentos são necessários para fazer o agendamento carteira de trabalho RN para a segunda via?

Mas,  se você estiver fazendo a segunda via da sua carteira de trabalho então vai precisar levar os seguintes documentos: 

  1. Documento que comprove o número da via anterior
  2. Boletim de ocorrência (em caso de roubo, perda ou furto);
  3. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  4. Comprovante de residência com CEP;
  5. Carteira de Identidade, CNH ou outro documento que contenha nome, data de nascimento, filiação.

Agendamento carteira de trabalho RN: dicas finais

Agora você já sabe como fazer o agendamento carteira de trabalho RN, lembre-se que é muito importante comparecer no dia marcado tem que atrasar, pois há outras pessoas agendadas para fazer o mesmo procedimento depois de você.

Imagem ilustrativa. Foto: Flickr.com/Agência Brasilia.

Também não se esqueça de levar todos os documentos necessários para o seu agendamento carteira de trabalho RN.

E uma dica final: tanto a primeira via quanto a segunda via da sua carteira de trabalho são gratuitas!

Essa sua nossas dicas de hoje, até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.