+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

A situação política do Rio Grande do Norte

0

Qual a situação política do rio grande do norte? o Rio Grande do Norte tem passado por muitas mudanças desde a criação da constituição Brasileira, uma foca de dois gumes a administração política do estado se mantém equilibrada e por incrível que pareça tem dado certo sem grandes escândalos na mídia e com um aumento na qualidade de vida das pessoas que vivem no Rio Grande do Norte.

Pesquisando artigos de jornais na imprensa da época conseguimos juntar varias informações de como o Rio Grande do Norte conseguiu se desenvolver bem nesses últimos anos.

A situação política do Rio Grande do Norte

A luta das mulheres sempre foi frequente e injustiçada no Brasil, temos que destacar cada pequeno espaço que elas conquistaram foram abrindo espaço para outras e outras formando assim todo o conjunto de direito e deveres adquirido até hoje, nesse artigo vamos abordar vários momentos de luta histórica das mulheres do rio grande do norte no meio político do estado.

Como foi a candidatura do Getúlio Vargas e sua influência no Rio Grande do Norte?

Durante toda a campanha eleitoral, que durou oito meses, foi notória a participação da maioria dos oficiais em apoio ao Partido Popular, um fiel retrato da indisciplina que reinava nos quartéis naquele período.

A situação política do Rio Grande do Norte
A situação política do Rio Grande do Norte

No fervor popular que dominava as ruas, bem ao seu estilo, Vargas cozinhou os dois lados até o final do processo. Merece registro, por retratar muito bem o ambiente de boatos e intrigas, a solicitação do interventor ao comandante da região militar para a transferência de dez sargentos que supostamente também estariam apoiando a oposição “liberal”. Curiosamente, quatro deles estiveram entre os mais destacados líderes do levante de novembro.

As eleições realizaram-se em 14 de outubro de 1934 e tiveram a participação também do Partido Comunista do Brasil com chapa encabeçada por Lauro Reginaldo da Rocha, membro do Comitê Central Nacional e norte-rio-grandense e da Ação Integralista Brasileira.

Qual foi a causa da morte de Vargas?

Getúlio Dornelles Vargas foi um advogado, militar e político brasileiro, líder da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha.

Depois de grande pressão da população para força-lo a deixar a ditadura que o Vargas tinha imposto para a população Brasileira, Vargas cometeu suicídio e deixou um bilhete que dizia “Saio da vida, para entrar na história”

Qual a história da primeira deputada eleita no rio grande do norte?

Em 1934, o estado também elegeu a primeira deputada estadual pelo voto direto no Brasil: nascida no sertão nordestino, na cidade de Currais Novos, Maria do Céu Pereira Fernandes se elegeu para a Assembleia Legislativa aos 24 anos, com mais de 12 mil votos, pelo Partido Popular.

A situação política do Rio Grande do Norte
A situação política do Rio Grande do Norte

Os mandatos de Alzira e Maria do Céu foram cassados depois de assumirem, e o voto de Celina, assim como de outras eleitoras pioneiras daquele momento, anulados pelo Senado.

A cassação de mandatos e anulação de votos de mulheres pelo Senado acontecia por conta da ambiguidade da Constituição de 1891, que não exclui nem inclui explicitamente as mulheres entre os eleitores, ao dizer que “são eleitores os cidadãos maiores de 21 anos que se alistarem na forma da lei”.

O machismo político ainda existe na nossa atual cultura?

Podemos dizer por alto e por dados estatísticos que as mulheres sempre são minorias eleitas na bancada estadual de todo o brasil. Nas eleições de 2018, o Rio Grande do Norte foi o único dos 27 estados brasileiros a eleger uma governadora.

Com a vitória de Fátima Bezerra (PT), o rio grande do norte se tornou, além disso, a unidade federativa brasileira que elegeu o maior número de governadoras na história. Contando Bezerra, foram apenas três. A participação das mulheres na política institucional do estado tem quase um século de história.

Existiu luta pelo direito das mulheres no estado do rio grande do norte?

Fundada em 1922, a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino foi um movimento de âmbito nacional pelos direitos das mulheres, que tinha como foco principal a conquista do direito ao voto. A federação contava com grupos de mulheres organizadas em todos os estados.

A situação política do Rio Grande do Norte
A situação política do Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, em particular, as sufragistas tinham uma forte atuação, disse ao Nexo Hildete Pereira dos Santos, professora da UFF (Universidade Federal Fluminense).

Prefeitos mais relevantes da cidade de natal?

Logo a baixo vocês podem olhar uma listagem com alguns destaques dentre tantos prefeitos que a cidade de natal já teve, alguns tiveram grandes destaques na história do local e fizeram grande diferença no cargo que exerceram.

  • Alvaro Dias
  • Carlos Eduardo Alves
  • Micarla de Sousa

Esta é uma lista de governantes da cidade de natal, capital do estado brasileiro do rio grande do norte. Constam na lista os chefes do poder executivo do município, entre prefeitos e intendentes, apresentados na lista oficial do site da prefeitura.

Quem foi Álvaro Dias?

Vice-prefeito eleito democraticamente em primeiro turno das eleições municipais de 2 de outubro de 2016, assumiu o executivo da capital potiguar devido a renúncia do titular para se candidatar ao governo do Estado nas eleições estaduais de 2018.

Após muita luta e dedicação Alvaro Dias conseguiu ocupar o cargo de Prefeito da cidade de natal, se destacou por sua política e presença forte em serviços sociais que ajudaram muito para o desenvolvimento da cidade.

Quem foi Carlos Eduardo Alves?

Exercendo suas funções com grande garra e determinação, Carlos Eduardo Alves sempre foi um político presente nas ações sociais de natal, conquistando grande parte da população ele esteve sempre entre os favoritos políticos da cidade de natal.

Carlos Eduardo Nunes Alves, é um bacharel no curso de Direito, ex-prefeito da cidade de Natal. Foi eleito prefeito da capital potiguar nas eleições de 2012, tendo seu mandato iniciado em 1 de janeiro de 2013, e foi novamente reeleito em 2016, ainda no primeiro turno, com mais da metade dos votos válidos, totalizando 225.741 votos. Em 6 de abril de 2018, renunciou ao mandato para disputar as eleições de outubro do mesmo ano. Antes disso, ele havia governado a mesma cidade entre 2002 e 2008.

Quem é Micarla de Sousa?

Com uma curta carreira polêmica e duvidosa, Micarla de Sousa teve uma carreira relâmpago na política e não foi muito popular durante seu mandato como prefeita.

Prefeita eleita democraticamente em primeiro turno nas eleições municipais de 5 de outubro de 2008, foi afastada judicialmente por suspeitas de corrupção na Secretaria Municipal de Saúde da capital do Estado.

Quem é o atual governador do Rio Grande do Norte?

O atual governador do Rio Grande do Norte, é o Robinson Faria, ele não é muito popular com suas decisoes politicas e tem um grande indice de desaprovação.

Robinson Faria foi eleito governador do estado em 2014. Durante a gestão, atrasou salários dos servidores, enfrentou uma crise no sistema penitenciário e viu o número de homicídios crescer. O pagamento do 13º de 2017 ainda não foi concluído.

A situação política do Rio Grande do Norte
A situação política do Rio Grande do Norte

Robinson Faria é empresário e bacharel em Direito. Filho de empresário, foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1986, como o parlamentar mais jovem. À época, tinha 27 anos. Desde então, é a primeira vez que ele ficará sem um mandato.

Esse artigo teve o intuito de lhe deixar por dentro de alguns acontecimento e pessoas que foram relevantes na politica que acabaram influenciando diretamente o estado do Rio Grande do Norte.

Quero aprender mais sobre a situação política do rio grande do norte!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre a situação política do rio grande do norte, aproveite essa oportunidade para ler um pouco mais da historia e da cultura deste estado em nosso artigo sobre: Questões sobre o Rio Grande do Norte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.