+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

A segunda guerra mundial e o Rio Grande do Norte

0

A segunda guerra mundial e o rio grande do norte estão conectados, mesmo estando distante das batalhas o Rio Grande do Norte serviu como base e fez parte deste momento histórico.

Geralmente não paramos pra pensar no impacto que o nordeste teve durante a segunda guerra mundial, por ter grande áreas litorâneas o rio grande do norte assim como outros estados serviu de palco para alguns pequenos fragmentos dessa história que sempre vai ser lembradas nos livros de história .

A segunda guerra mundial e o Rio Grande do Norte
A segunda guerra mundial e o Rio Grande do Norte

Por sua localização estratégica, o Rio Grande do Norte ajudou facilitando deslocamentos para África e Europa, a capital potiguar foi base de tropas norte-americanas durante a Segunda Guerra Mundial. No começo de 2020, a cidade vai inaugurar o Complexo Cultural da Rampa, museu que contará um pouco sobre a aviação e a participação de Natal no conflito mundial.

Rampa é uma antiga estação de passageiros e de transporte de correspondências utilizada como base para receber hidroaviões. Seu posicionamento privilegiado a tornou de imenso valor durante o transcorrer da Segunda Guerra, quando veio a se tornar a primeira base a operar missões da guerra na América do Sul.

Como foi o encontro do Getúlio Vargas com o Franklin Delano?

Foi ali que se registrou uma das fotos mais emblemáticas da história do Brasil. O encontro em janeiro de 1943 entre o presidente americano Franklin Delano Roosevelt e o presidente brasileiro Getúlio Vargas.

“Esse prédio histórico está sendo reformado, onde teremos não só um museu, mas um bistrô. Uma nova construção que vai fazer parte do complexo vai abrigar um auditório e um espaço para exposições”, revela a secretária de Turismo do rio grande do norte, Aninha Costa.

Ela acrescenta que a Segunda Guerra Mundial foi um momento importante para o estado e deixou marcas na história, costumes e no desenvolvimento. A influência norte-americana ainda é forte. Temos uma praia chamada Miami, outra chamada Praia dos Artistas, já que os norte-americanos eram chamados de artistas e uma das gírias mais utilizadas pelos natalenses é boy”.

A segunda guerra mundial e o Rio Grande do Norte
A segunda guerra mundial e o Rio Grande do Norte

Entre os aviadores que estiveram em Natal está o francês Antoine de Saint-Exupéry. Piloto da empresa de correio aéreo Aeropostale, ele esteve em algumas cidades brasileiras entre 1929 e 1930. Reza a lenda que o escritor ficou encantado com um centenário baobá que conheceu na capital do Rio Grande do Norte e o incluiu em seu livro mais famoso, O pequeno príncipe.

O estado do Rio Grande do Norte abrigou tropas norte americanas?

O Rio Grande do Norte esteve envolvido na guerra, por tanto teve contato com outros países e forneceu abrigo a algumas tropas, abaixo podemos ver uma lista com alguns países que refugiaram algumas tropas pelas terras do Rio grande do norte.

  • Alemanha
  • Estados unidos
  • França
  • Reino Unido

Como é de conhecimento geral, o Brasil não teve grande participação na Segunda Guerra Mundial, tendo apenas auxiliando os Aliados (Reino Unido, França e Estados Unidos) em algumas ações.

A segunda guerra mundial e o Rio Grande do Norte
A segunda guerra mundial e o Rio Grande do Norte

Como parte deste apoio, foi instalada uma base militar dos Estados Unidos em Natal, em 1942. A capital potiguar foi escolhida por ter uma posição geográfica privilegiada, facilitando deslocamentos para África e Europa.

Criado para proteger o continente americano das investidas do composto por Alemanha, Itália e Japão, o Parnamirim Field era, na década de 1940, a maior base aérea estadunidense em território estrangeiro. Ao fim da guerra, o fato rendeu à capital potiguar o apelido de “Trampolim da Vitória”.

Quero conhecer mais sobre a segunda guerra mundial e o Rio Grande do Norte!

Quem visita o Rio Grande do Norte pode conhecer de perto alguns dos locais históricos mencionados acima, mas se você quer saber mais sobre eventos marcantes sem sair de casa, aproveite para ler nosso artigo sobre: A fundação de Natal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.