+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

A revolução de 30 no RN

1
A revolução de 30 no RN

A revolução de 30 no RN, foi um movimento armado, liderado pelos Estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul. Essa Revolução que se iniciou com o golpe de Estado que depôs o presidente da república Washington Luís, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha, levando Getúlio Vargas a assumiu o destino da Nação.

Esse Golpe de Estado ocorreu num período em que o Brasil passava por mudanças políticas, sociais e econômicas decisivas para a história contemporânea do país. Tais mudanças se processavam com maior rapidez nos anos 20 e 30.

Quando se colocaram em questão as forças do poder da classe dominante, que utilizava de mecanismos muito duvidosos para se manter no poder.

Nesse período o voto não era secreto, atas eleitorais eram, via de regra, falsificadas, existia a proibição do voto às mulheres e analfabetos etc. Essas formas de poder da classe dominante geravam uma insatisfação popular que se estendia aos governos dos Estados.

Como estava a situação política no Rio Grande do Norte?

A revolução de 30 no RN
A revolução de 30 no RN

No Rio Grande do Norte duas correntes políticas lutavam pelo poder, a política do Agreste e a do Seridó. Os coronéis do Seridó haviam apoiado a reação contra a oligarquia dos Maranhão e, mais tarde, apoiado a ascensão de José Augusto e de Juvenal Lamartine, que governava o Rio Grande do Norte na época da Revolução.

Entretanto, os conflitos entre as facções da classe dominante acabavam em arranjos entre vencidos e vencedores, enquanto que os conflitos entre os grupos no poder e a oposição aliadas às classes populares acabavam em repressão.

Isso era chamado de política de café com leite, causando um monopólio duplo de poder entre os dois estados mais rentáveis do Brasil na época, isso deixava outros partidos de fora da política e acabou causando revolta contra o governo vargas, com medo de perder o poder o Getúlio Vargas deu um golpe de estado dando início a Ditadura Militar.

O que foi a “Era de Vargas“?

A revolução de 30 no RN
A revolução de 30 no RN

Durante a decisiva importância que os militares tiveram na consolidação da Revolução de 30, os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela forte presença dos “tenentes” nos principais cargos políticos do novo governo.

Em sua grande parte, os principais representantes das alas militares que apoiaram Vargas obtiveram as chamadas interventorias estaduais. Pela imposição do presidente, vários militares passaram a controlar os governos estaduais. Tal medida tinha como propósito anular a ação dos antigos coronéis e sua influência política regional. Quais as consequências desse apoio dos Militares a Getúlio Vargas?

  • Tortura
  • Repressão
  • Desaparecimentos
  • Falência económica

A administração do vargas trouxe uma mudança positiva e negativa dentro do Brasil, os estragos econômicos foram explicitamente catastróficos deixando o País a beira da falência, mas por outro lado quebrou a política do café com leite que era contraditória a todos os princípios da quebra da Monarquia.

Como Vargas se elegeu?

A revolução de 1930 no Rio Grande do Norte aconteceu da mesma maneira que no restante do Brasil, Getúlio foi eleito por meio de fraudes nas urnas, depois disso ele sempre deu um jeito de se manter no poder e quando isso estava chegando ao fim ele cometeu suicídio deixando um bilhete com a seguinte frase “saio da vida para entrar na história”.

Quero conhecer mais da A revolução de 30 no RN!

Quem gostou de aprender um pouco mais sobre esse momento histórico e quer encontrar ainda mais conhecimentos marcantes sobre historia, turismo e cultura, não pode perder a chance de ler também nosso artigo sobre: A poluição dos rios do RN.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.