+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

A notícia da independência na província do Rio Grande do Norte

1
independência na província do Rio Grande do Norte
independência na província do Rio Grande do Norte

A notícia da independência na província do Rio Grande do norte afetou o Brasil, nosso pais tem uma grande ligação com a transferência da corte de Portugal para a colônia, em 1808. Os acontecimentos que se passaram no intervalo de tempo entre 1808 e 1822 levaram ao desgaste na relação entre a elite Brasileira, sobretudo a do Sudeste, com o Reino de Portugal.

A corte portuguesa resolveu mudar-se para o Brasil, no fim de 1807, para fugir das tropas do Napoleão que invadiram Portugal em represália pelo país ter furado o Bloqueio Continental.

Mudanças sensíveis aconteceram no Brasil nesse período, que ficou conhecido como Período Joanino. Essas mudanças ocorreram no campo cultural, econômico e até mesmo político. A primeira medida de grande repercussão na época foi a abertura dos portos do Brasil, em 1808. Esse foi o fim do monopólio comercial que existiu durante o Período Colonial.

Todos esses acontecimentos tiveram um grande impacto em todo o Brasil por isso o Rio Grande do Norte também teve que se adaptar a essa mudança repentina.

Como aconteceu a revolução Pernambucana?

Artistas e intelectuais estrangeiros vieram para o país, e a circulação de conhecimento nele aumentou consideravelmente. Apesar disso, a situação era razoavelmente estável, com exceção de Pernambuco, que sediou a Revolução pernambucana de 1817.

Todo o processo de independência foi articulada pelo nordeste, mais especificamente em Pernambuco que tinha a maior concentração de pessoas com alto grau de compreensão dos acontecimentos da Europa.

Como era a economia antes e depois da Independência no Rio grande do norte?

independência na província do Rio Grande do Norte
independência na província do Rio Grande do Norte

A economia do Brasil era quase que exclusivamente baseada na exportação de Açúcar e Pau Brasil, isso foi permanente durante muito tempo por conta do seu alto preço e fácil cultivo nas terras Brasileiras.

Isso começou a mudar depois que o monopólio de poder foi quebrado com a ajudinha da Revolução Pernambucana, negócios começaram a ser criados, a cultura da cana começou a ser desvalorizada por isso os senhores de engenho começaram a investir em outras coisas como criação de gado, plantio de produtos de subsistência, o turismo foi criando.

O rio Grande do Norte já exportava Sal, e agora começou a fazer investimento em outras áreas, o turismo do local já era praticado por ter belas praias e uma cultura diferenciada do resto do país, a notícia da independência na província do Rio Grande do Norte geral um rápido povoamento das áreas que eram pouco habitadas, formando as cidades.

O que foi Revolução Liberal do Porto?

independência na província do Rio Grande do Norte
independência na província do Rio Grande do Norte

A situação de Portugal naquele momento era muito ruim, pois o país enfrentava uma crise política e econômica em consequência da invasão francesa. Para agravar a situação dos portugueses, o rei d. João VI estava no Rio de Janeiro, distante demais dos problemas da metrópole. Alguns exemplos de motivação para a exigência da quebra da monarquia serão citadas abaixo.

  • Revolta popular
  • Insatisfação da maneira que a política monarca agia
  • Sede de mudança
  • Vontade de liderar o Brasil
independência na província do Rio Grande do Norte
independência na província do Rio Grande do Norte

A burguesia portuguesa organizou-se nas Corte, instituição política que se baseou em princípios liberais. Daí nasceu a Revolução Liberal do Porto, que defendia a realização de reformas em Portugal. A grande exigência dos liberais portugueses era que Portugal, e não o Brasil, deveria ser a sede do reino português.

No fim isso gerou a liberação de exportação internacional e os produtos manufaturados que o Brasil começava a produzir ganha-se valor no mercado mundial.

Quero conhecer mais sobre a independência na província do Rio Grande do Norte!

Sendo um estado rico em historia, o Rio Grande do norte tem sempre algum fato marcante para mostrar, se você gostou de aprender um pouco mais sobre a historia local, não perca a chance de aprender ainda mais lendo nosso artigo sobre: A invasão Holandesa no nordeste do Brasil e o RN.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.