+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

A invasão Holandesa no Rio Grande do Norte

1

O Brasil se tornou um grande exportador de açúcar depois da colonização, com isso e com o tratado que impôs que a holanda não podia mais comercializar o açúcar começou uma disputa por território dentro do brasil.

O nosso território foi alvo de muitos massacres durante o século XVII, especialmente, no período em que os holandeses ocuparam a região. Mas o que teria feito com que esses europeus viessem para cá?

Em primeiro lugar, o açúcar, valioso produto tropical controlado por Portugal. O aspecto político que motivou a invasão Holandesa no Rio Grande do Norte foi a União Ibérica, processo em que o rei da Espanha, Felipe II, se apossou do trono português e deu início a União Ibérica.

Quais foram os efeitos da União Ibérica?

A invasão Holandesa no Rio Grande do Norte
A invasão Holandesa no Rio Grande do Norte

Bem, como Portugal era uma metrópole, e passou a ser dominado pela Espanha, que não gostava dos holandeses pelo fato de que antes da independência a região, se chamava Países Baixos e era dominada pelos espanhóis. E, após a autonomia política dos Países Baixos, passaram a se chamar Holanda, adotaram o protestantismo e romperam os laços com os espanhóis.

Por conta dessas modificações o rei ibérico Felipe II acabou com o lucrativo comércio que os batavos, como eram conhecidos os holandeses faziam com o açúcar brasileiro por intermédio de Portugal. Por conta desta barreira comercial os batavos, resolveram invadir o Nordeste brasileiro.

Vamos compreender as rotas de invasão e o território por eles dominado. A primeira tentativa para conquistar o território foi na Bahia, mas, como não conseguiram tentaram por Pernambuco onde tiveram sucesso.

Em nosso estado com a chegada dos batavos algumas alterações foram feitas. A exemplo disso temos a mudança do nome da cidade de Natal para Nova Amsterdã e do forte dos Reis Magos para fortaleza Keulen.

Mas, diferente do que ocorreu em Pernambuco, onde houve urbanização e melhorias nas cidades de Olinda e Recife, aqui o cenário foi de exploração e muito conflito a seguir vão estudar sobre os principais massacres.

Por que os holandeses invadiram o Rio Grande do Norte?

A invasão Holandesa no Rio Grande do Norte
A invasão Holandesa no Rio Grande do Norte

A invasão Holandesa no Rio Grande do Norte deu-se muito mais pela sua localização geográfica, servindo assim de ponto estratégico para o fortalecimento do domínio holandês no Brasil, e pela sua potencialidade no tocante ao fornecimento de provisão, sobretudo carne bovina aos moradores de Pernambuco.

Que pela sua produção açucareira ou até mesmo potencialidade nesta atividade econômica ou em outras atividades como a aurífera que também as interessava.

Quais as estratégias usadas pelos holandeses na invasão?

A invasão Holandesa no Rio Grande do Norte
A invasão Holandesa no Rio Grande do Norte

A estratégia usada para a invasão consistiu em, primeiro, obter informações sobre o poder de força lusa na capitania e, segundo, fazer o reconhecimento do litoral potiguar e buscar articulações com a indiaria.

Isso se deu inicialmente em outubro de 1631, com o envio de uma grande expedição ao Rio Grande, que terminou por não lograr êxito no tocante à invasão em si, em razão da brava reação do então capitão-mor Cipriano Pita Porto Carreiro.

Os holandeses costumavam ser bem tolerantes e compreensivos com outras religiões por isso sua aproximação com alguns povoados de índios e de engenhos brasileiros eram bem mais fácil.

Quero conhecer mais sobre a invasão Holandesa no Rio Grande do Norte!

O estado do Rio Grande do Norte é cheio de historias fantásticas que se estendem desde de sua descoberta, aprender sobre esse estado é sempre uma aventura e uma oportunidade.

Se você gostou de aprender um pouco sobre estes período histórico e quer aprender ainda mais, não perca a chance de saber mais sobre a historia, a cultura e as maravilhas do Rio Grande do Norte lendo nosso artigo sobre:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.