+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

A invasão Holandesa no nordeste do Brasil e o RN

1
A invasão Holandesa no nordeste do Brasil e o RN
A invasão Holandesa no nordeste do Brasil e o RN

A invasão Holandesa no nordeste do Brasil e o RN teve um imenso impacto no pais, O nosso território foi alvo de muitos massacres durante o século XVII, especialmente, no período em que os Holandeses ocuparam a região. Mas o que teria feito com que esses Europeus viessem para cá?

O Brasil se tornou um grande exportador de açúcar depois da colonização, com isso e com o tratado que impôs que a Holanda não podia mais comercializar o açúcar começou uma disputa por território dentro do Brasil.

Em primeiro lugar, o açúcar, valioso produto tropical controlado por Portugal. O aspecto político que motivou a invasão foi a União Ibérica, processo em que o rei da Espanha, Felipe II, se apossou do trono Português e deu início a União Ibérica.

Os Holandeses invadiram o Rio Grande do Norte?

A invasão Holandesa no nordeste do Brasil e o RN
A invasão Holandesa no nordeste do Brasil e o RN

A invasão Holandesa no Nordeste do Brasil e o Rio Grande do Norte deu-se muito mais pela sua localização geográfica, servindo assim de ponto estratégico para o fortalecimento do domínio holandês no Brasil, e pela sua potencialidade no tocante ao fornecimento de provisão, sobretudo carne bovina aos moradores de Pernambuco.

Que pela sua produção açucareira ou até mesmo potencialidade nesta atividade econômica ou em outras atividades como a aurífera que também as interessava.

Como os Holandeses invadiram o Rio Grande do Norte?

A estratégia usada para a invasão consistiu em, primeiro, obter informações sobre o poder de força lusa na capitania e, segundo, fazer o reconhecimento do litoral potiguar e buscar articulações com a Indiara. como eles conseguiram conquistar o território Brasileiro por um curto período de tempo?

  • Queriam a cana de açúcar
  • Tinham tolerância religiosa
  • Fizeram um acordo melhor com os senhores de engenho
  • Usavam recursos na melhoria das cidades ocupadas por eles

Isso se deu inicialmente em outubro de 1631, com o envio de uma grande expedição ao Rio Grande do Norte, que terminou por não lograr êxito no tocante à invasão em si, em razão da brava reação do então capitão-mor Cipriano Pita Porto Carreiro.

Os holandeses costumavam ser bem tolerantes e compreensivos com outras religiões por isso sua aproximação com alguns povoados de índios e de engenhos Brasileiros eram bem mais fácil.

Quando os Holandeses invadiram o Rio Grande do Norte é o Brasil?

As invasões Holandesas consistiram no maior conflito político-militar do período da Colonização do Brasil, tendo ocorrido de 1624 a 1637. Em 1637, os Holandeses conseguiram estabelecer-se no Nordeste Brasileiro, tendo como governador o príncipe Maurício de Nassau.

Tais invasões ocorreram na fase da chamada União Ibérica, iniciada em 1580 pelo rei Felipe II, da Espanha. Essa união foi promovida após a morte do jovem rei Dom Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir em 1578.

Como foi a administração do Maurício de Nassau?

A invasão Holandesa no nordeste do Brasil e o RN
A invasão Holandesa no nordeste do Brasil e o RN

Maurício de Nassau governou a região de Pernambuco e realizou transformações grandiosas na infraestrutura e no sistema de produção açucareira.

Data dessa época uma grande efervescência de atividades artísticas e científicas, sobretudo com a vinda de naturalistas Europeus, patrocinados por Nassau, para estudar a fauna ea flora do Brasil. O “Brasil Holandês” teve fim após as “guerras de reconquista”

Todos os motivos para a invasão Holandesa ficam pequenos quando se estuda sobre a governança do Maurício de Nassau, que administrou e deixou o Brasil com belas construções e ganhou a simpatia dos senhores de engenho.

Quero conhecer mais sobre a invasão Holandesa no nordeste do Brasil e o RN!

Seja em Historia, turismo ou cultura, o RN é um dos estados mais ricos em fatos que afetaram tanto o Brasil quando o mundo, nesse caso é sempre divertido aprender um pouco mais.

Se você gostou do nosso artigo e quer conhecer ainda mais sobre o RN, aproveite a oportunidade de ler nosso artigo sobre: A insurreição de 1817 e a Revolução no Rio Grande do Norte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.