+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

A insurreição de 1817 e a Revolução no Rio Grande do Norte

1
A insurreição de 1817 e a Revolução no Rio Grande do Norte

A insurreição de 1817 também conhecida como Revolução pernambucana foi a maior revolta que tinha acontecido no Brasil antes da Independência Brasileira, todo o movimento republicano foi organizada a base de muita luta e discrição dos envolvidos pois estavam desafiando o poder da coroa, e seu métodos de punição eram sempre com a morte.

Todos os envolvidos eram burgueses que tinha estudado fora do Brasil, por isso estavam com muita sede de mudança e vontade de lutar por um ideal que libertaria o Brasil do sistema que tinha sido imposto desde a colonização.

Os efeitos dessa Revolução foi visivelmente apoiado em todo o Brasil e o Rio Grande do Norte teve uma pequena participação, pois os donos das salinas queriam comercializar seu produto internacionalmente.

Quais as principais causas da Insurreição de 1817?

Insatisfação popular com a chegada e funcionamento da corte portuguesa no Brasil, desde o ano de 1808. O questionamento maior era com relação a grande quantidade de portugueses nos cargos públicos.

O povo começou a criticar a maneira que estavam sendo governados por familiares da realeza que muitas vezes não tinham noção nem uma do que estavam fazendo. a abaixo vamos citar alguns exemplos que fizeram a Insurreição de 1817 ganhar ,força.

  • Insatisfação popular
  • chegada e funcionamento da corte portuguesa
  • Insatisfação com impostos e tributos criados no Brasil
  • Influência dos ideais iluministas
  • crise econômica

Muitos Brasileiros começaram a espalhar boatos de que os portugueses só vinham para o Brasil para acumular riquezas e depois sair do País, eles não estavam errados por isso o movimento ganhou tanta força.

Qual o objetivo do movimento?

A insurreição de 1817 e a Revolução no Rio Grande do Norte
A insurreição de 1817 e a Revolução no Rio Grande do Norte

O movimento social pernambucano tinha como objetivo principal a conquista da independência do Brasil em relação a Portugal. Queriam implantar um regime republicano no Brasil e elaborar uma Constituição.

A insurreição de 1817 e a Revolução no Rio Grande do Norte agora tinham algo em comum, todos queriam a coroa fora do brasil para poderem arquitetar a nova constituição para começar a favorecer o brasil, já que o Brasil deixaria de ser colônia de Portugal não havia mais necessidade de continuarmos favorecendo a exportação de produtos manufaturados para la.

Como foi a repressão do Rei contra a Insurreição pernambucana?
Preocupado com a possibilidade de ampliação da revolta para outras províncias, D.João VI organizou uma forte repressão militar contra os rebeldes de Pernambuco.

As tropas oficiais cercaram Recife. Os embates duraram 75 dias, resultando na derrota dos revoltosos. Os líderes foram presos e condenados à morte.

Como aconteceu a Revolução Pernambucana?

A insurreição de 1817 e a Revolução no Rio Grande do Norte
A insurreição de 1817 e a Revolução no Rio Grande do Norte

Quando o Rei soube da organização da revolta, o governador de Pernambuco ordenou a prisão dos envolvidos. Porém, os revoltosos resistiram e prenderam o governador.

Depois de dominar a cidade de Recife, os revoltosos implantaram um governo provisório. Para conquistar o apoio popular, o governo provisório abaixou impostos, libertou presos políticos e aumentou o salário de militares.

Os rebeldes enviaram emissários para outras províncias do norte e nordeste para derrubar os governos e ampliar a revolução. mas não tinham o apoio popular que tivesse relevância, esses movimentos não avançaram.

Quero saber mais sobre a insurreição de 1817!

Sem duvidas o Brasil é cheio de historias marcantes e as do RN estão entre as com maior impacto, sendo um estado que esteve presente ativamente em muitos momentos históricos não é atoa que seja tão fascinante observar sua historia de perto.

Se você gostou de aprender sobre a insurreição de 1817 e quer aprender ainda mais sobre o RN e suas historias incríveis, belas paisagens e cultura rica, não perca a oportunidade de fazer isso sem sair do nosso site através de artigos super completos, leia por exemplo nosso artigo recente sobre: A insurreição comunista de 1935 no RN.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.