+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

A floresta ciliar de carnaúba

1

Conheça A floresta ciliar de carnaúba, este interessante e importante bioma do Brasil que corresponde 70 % da área do nordeste brasileiro tem sido descrito de forma simplista, apressada e errônea como sendo pobre de vegetação, abrigando poucas espécies endêmicas. Estudos recentes mostram que esta concepção está longe da verdade.

Os especialistas no assunto descrevem que o desenvolvimento de uma planta está condicionado a diversos fatores tais como luminosidade, presença de água no solo e ar (umidade relativa), concentração de nutrientes no solo, temperatura, concentração de CO2, adaptação genética, conteúdo de clorofila e competição.

Advogam que exuberância e quantidade de espécie aumenta a medida que se aproxima da linha do Equador, região onde a intensidade da luz é maior. Com efeito, as pradarias e estepes da zona temperada da terra são menos rica em biodiversidade que as florestas tropicais.

O que é carnaúba?

A floresta ciliar de carnaúba
A floresta ciliar de carnaúba

Essa vegetação tipica do nordeste brasileiro pode ser encontrada espalhada por todo o território nordestino, com frequência ela é usada para fabricação de móveis ou carvão vegetal.

A carnaubeira é uma palmeira nativa de notável beleza que cresceu e se adaptou na região semi-árida do nordeste brasileiro ou em áreas de condição ecológica semelhante. É encontrada principalmente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.

A Caatinga faz parte da mata ciliar?

A floresta ciliar de carnaúba
A floresta ciliar de carnaúba

A caatinga que é uma vegetação adaptada para o clima do sertão e é exclusiva desse território, é um tipo de vegetação complementar para a mata ciliar de todo o sertão.

A vegetação da Caatinga é típica do semi-árido brasileiro. É caracterizado por ser resistente a escassez de água no período das estiagens, onde se adaptada como nenhuma espécie a condição de extrema escassez de água que por vezes se evidencia na região. A caatinga pode ser dividida em caatinga hiperxerófila e hipoxerófila.

A caatinga hiperxerófila é o tipo de vegetação dominante na área, ocorrendo de em solos relativamente rasos, típicos do nordeste do país.

É constituída por uma vegetação de baixo a médio porte. São classificadas como sendo caducifólias, ou seja, as folhas caem nas épocas de estiagem, e apresentam um caráter xerófilo (que define plantas típicas de regiões secas). Na sua composição florística, observa-se que as espécies mais importantes são: catingueira, favela, angico, juazeiro, marmeleiro, jurema preta e branca, mandacaru, umbuzeiro e aroeira.

O que são carnaúbas ?

A floresta ciliar de carnaúba
A floresta ciliar de carnaúba

A carnaúba (Copernicia prunifera) é uma palmeira nativa da região semi-árida do nordeste brasileiro. Os bosques de carnaubais fazem parte das matas ciliares das bacias hidrográficas nordestinas.

Esta espécie é de fundamental importância para os rios, ao prestar serviços ambientais intimamente relacionados com a conservação e proteção do solo, evitando processos erosivos. Favorece o controle de cheias e abriga uma diversificada fauna.

Quais são as características da carnaúba?

As características pedológicas,solos de aluvião areno-argilosos, dos vales fluviais, a disponibilidade de água associada ao fluxo fluvial, rios e drenagens secundárias, e a sazonalidade climática definem as condições ecodinâmicas e habitat, adequados para o desenvolvimento de grandes bosques de carnaúba. Ocorre ao longo do curso inferior dos principais sistemas fluviais de nosso Estado.

Afastam-se das margens dos rios quando se inicia um ambiente fluviomarinho e o fluxo do rio é regido pelas oscilações diárias das marés, dando lugar ao manguezal. As maiores concentrações e abrangendo áreas de grande importância para a biodiversidade do semi-árido, ocorrem nos vales dos rios Jaguaribe, Acaraú e Coreaú.

Bosques com menores dimensões, mas de elevada importância ecológica e socioambiental, estão associados aos vales dos rios Aracatimirim, Curú, Ceará, Pacoti, Choró e Pirangí. São bioindicadores de ambientes de várzea e de uma vasta mata ciliar associada.

Quero conhecer mais sobre A floresta ciliar de carnaúba!

Se você gostou de conhecer um pouco sobre A floresta ciliar de carnaúba não perca a chance de ler também nosso artigo sobre: Natal e a segunda guerra mundial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.