+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

A conquista definitiva da capitania do rio grande do norte

0

A História do período colonial no do Rio Grande do Norte, estado mais a nordeste do Brasil, inicia-se a partir do povoamento do território brasileiro, quando houve uma onda de migrações para os montes, depois para o Planalto do Brasil, a região Nordeste, até chegarem ao Rio Grande do Norte.

A conquista definitiva da capitania do Rio Grande do Norte se deu através de muito esforços que por um tempo uniram as forças portuguesas com forças indígenas e escravas, essas lutas para tomar a região do Rio Grande do Norte são tiveram ótimos resultados e formaram o estado que hoje é referência em turismo e exportação.

A conquista definitiva da capitania do rio grande do norte
A conquista definitiva da capitania do rio grande do norte

A Fortaleza da Barra do Rio Grande era de respeito devido à sua beleza. Por isso, os holandeses, sabendo da importância do posicionamento estratégico daquele edifício militar, possuíam certo temor e começaram a recolher o maior número de informações para elaborar um plano eficaz para capturá-la.

Como foi o período colonial no Rio Grande do Norte?

Segundo historiadores, a primeira expedição organizada no território do Rio Grande do Norte teria acontecido em 10 de maio de 1501. Ninguém sabe exatamente quem foi o comandante desta expedição, que durou cerca de 67 dias.

Entretanto, dentre vários nomes apresentados, o mais aceito é Gaspar de Lemos. O resultado de toda essa expedição foi o alcançamento do Rio Grande à altura do Cabo de São Roque. Lá, segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, ocorreu a implantação do primeiro marco de posse do Brasil.

A conquista definitiva da capitania do rio grande do norte
A conquista definitiva da capitania do rio grande do norte

No mesmo período, o Governo da República Portuguesa tomou a decisão de enviar militares para a realização de expedições chamadas de Guarda-costas para a defesa de sua colônia, no mesmo tempo que toda a costa litorânea brasileira estaria sendo visitada por piratas denominados de corsários, vindos principalmente da França.

quais os primeiros resultados insatisfatórios?

A divisão do território se estendeu de Belém do Pará até a ilha de Santa Catarina, tendo como limites o Oceano Atlântico a leste e a linha de Tordesilhas a oeste. Arcando com os custos do empreendimento, eles deveriam administrar a exploração das capitanias, contando com vários poderes na distribuição de terras para colonos e na cobrança de impostos.

O sistema não produziu os resultados esperados. Por um lado, os donatários não tinham interesse ou não dispunham dos recursos financeiros para a colonização. Por outro, o relacionamento com os índios foi se tornando conflituoso, à medida que grupos maiores de portugueses se estabeleceram em suas terras.

A conquista definitiva da capitania do rio grande do norte
A conquista definitiva da capitania do rio grande do norte

Depois disso os holandeses ganharam ainda mais a simpatia do povo que em pernambuco começaram a apoiar um golpe contra a coroa para facilitar a entrada dos holandeses dentro do Brasil.

Quando os Holandeses invadiram o Rio Grande do Norte é o Brasil?

As invasões Holandesas consistiram no maior conflito político-militar do período da Colonização do Brasil, tendo ocorrido de 1624 a 1637. Em 1637, os Holandeses conseguiram estabelecer-se no Nordeste Brasileiro, tendo como governador o príncipe Maurício de Nassau.

Essas invasões ocorreram na época chamada União Ibérica, iniciada em 1580 pelo rei Felipe II, da Espanha. Essa união foi promovida após a morte do jovem rei Dom Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir em 1578. os holandeses foram muito eficaz quando deixaram o Maurício de Nassau na administração da capitania de pernambuco e seus efeitos se estenderam até o Rio Grande do Norte.

Como foi a administração do Maurício de Nassau?

Maurício de Nassau governou a região de Pernambuco e realizou transformações grandiosas na infraestrutura e no sistema de produção açucareira, a cidade do recife foi toda planejada por ele, garantindo o título de veneza Brasileira.

Data dessa época uma grande efervescência de atividades artísticas e científicas, sobretudo com a vinda de naturalistas Europeus, patrocinados por Nassau, para estudar a fauna ea flora do Brasil. O “Brasil Holandês” teve fim após as “guerras de reconquista”

A conquista definitiva da capitania do rio grande do norte

Todos os motivos para a invasão Holandesa ficam pequenos quando se estuda sobre a governança do Maurício de Nassau, que administrou e deixou o Brasil com belas construções e ganhou a simpatia dos senhores de engenho.

Como os Holandeses invadiram o Rio Grande do Norte?

A estratégia usada para a invasão consistiu em, primeiro, obter informações sobre o poder de força lusa na capitania e, segundo, fazer o reconhecimento do litoral potiguar e buscar articulações com a Indiara. como eles conseguiram conquistar o território Brasileiro por um curto período de tempo?

  • Queriam a cana de açúcar
  • Tinham tolerância religiosa
  • Fizeram um acordo melhor com os senhores de engenho
  • Usavam recursos na melhoria das cidades ocupadas por eles

Isso se deu inicialmente em outubro de 1631, com o envio de uma grande expedição ao Rio Grande do Norte, que terminou por não lograr êxito no tocante à invasão em si, em razão da brava reação do então capitão-mor Cipriano Pita Porto Carreiro.

Os holandeses costumavam ser bem tolerantes e compreensivos com outras religiões por isso sua aproximação com alguns povoados de índios e de engenhos Brasileiros eram bem mais fácil.

Como foi a conquista do Rio Grande do Norte?

A conquista definitiva da capitania do rio grande do norte foi uma tarefa extremamente árdua e difícil. Foi Manuel Mascarenhas Homem, capitão-mor de Pernambuco nomeado por D. Francisco de Souza (que era governador-geral do Brasil na época), que tomou as providências necessárias para a organização de uma grande expedição, que foi realizada com sucesso. Essa expedição era composta por sete navios e cinco caravelões.

O objetivo era realizar alianças com os batavos. Esstes por sua vez, organizaram uma expedição, onde conseguiram várias informações importantes que se encontravam em poder dos portugueses e que facilitaram, posteriormente, a conquista do Ceará.

Esses documentos se encontravam com um português chamado João Pereira, que foi morto mais tarde tornando a conquista definitiva da capitania do Rio Grande do Norte algo mais facil.

Os holandeses resistiram a ocupação do Rio Grande do norte?

Os holandeses voltaram a temer a conquista do Rio Grande do Norte, apresentando fortes resistências contra os defensores da Fortaleza da Barra do Rio Grande. Segundo versões, a Holanda temia conquistar o Rio Grande do Norte, pois o capturamento desta capitania era a solução definitiva para o abastecimento de carne bovina aos batavos.

A Fortaleza da Barra tinha o Pero Mendes de Gouveia como capitão-mor, mais um efetivado de apenas oitenta homens. Entretanto, o capitão-mor resolver abandonar as dunas localizadas próximas à fortaleza, contribuindo para que ali fosse instalada uma artilharia pelos seus inimigos, tornando a edificação um alvo de verdadeiros ataques.

E foi exatamente isso o que aconteceu, depois muita luta e resistência os Portugueses conseguiram o territorio do Rio Grande do Norte de volta, a Fortaleza da Barra do Rio Grande foi destruída e o domínio holandês no Rio Grande do Norte se consolidou.

O intuito desse artigo é lhe deixar por dentro de um pouco da história potiguar, tantas lutas e bravuras por parte desse povo e muitas vezes não é contada por livros de histórias nas escolas mas se você procurar um pouco ainda é possível encontrar fragmentos de histórias sobre eles, então não deixe de indicar este artigo para as pessoas, lembre-se que o Brasil é extremamente rico em questão de história e ninguém pode roubar isso de nós.

A conquista definitiva da capitania do rio grande do norte e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco da historia do Rio Grande do Norte e quer continuar aprendendo, aproveite para ler nosso artigo sobre: au dos Ferros RN.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.